Pular para o conteúdo principal
Inteligência Competitiva
Estudos de temáticas com recortes econômicos conjunturais e estruturais
Manual Licenciamento Ambiental

Manual de Licenciamento Ambiental - 2025


O licenciamento ambiental é uma ferramenta estratégica para a proteção do meio ambiente desde a concepção de um projeto, passando pela sua implantação e se mantendo vigente durante a fase de operação do empreendimento, de forma a garantir a sustentabilidade dos recursos naturais e contribuir com a sadia qualidade de vida da população.
 Mas não para por aí: quando as regras são claras, o investidor ganha confiança e o desenvolvimento econômico anda de mãos dadas com a responsabilidade ambiental.
 Nesse cenário, surge o SELCA (Sistema Estadual de Licenciamento e Demais Procedimentos de Controle Ambiental), criado em 2019 no Rio de Janeiro ele entrou em operação em agosto de 2021, promovendo um licenciamento mais moderno, justo e eficaz e trouxe avanços como:
 Eliminação de formalidades desnecessárias;
- Mais agilidade e menos custos;
- Relação mais eficiente entre empresas e órgãos públicos.
 Este manual ajuda o setor empresarial a entender essas novas regras e aproveitar os benefícios do SELCA. A presente publicação também disponibiliza os principais links de acesso aos portais do licenciamento e aos canais de comunicação do órgão ambiental.

Confira alguns outros estudos relacionados a Inteligência Competitiva

ICEI janeiro 2026
Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense - Janeiro 2026
ICEI-RJ inicia 2026 sem confiança, pressionado por juros elevados
Perspectivas do Gás no Rio 2025–2026
Perspectivas do Gás no Rio 2025–2026
A 8ª edição do Perspectivas do Gás no Rio 2025–2026 apresenta um panorama estratégico dos desafios e oportunidades do mercado de gás natural no RJ, destacando seu papel na reindustrialização, na transição energética e no desenvolvimento econômico do estado.
Perspectivas do Gás no Rio 2025–2026
Mapa de Infraestrutura e dos Ativos de Gás do Rio de Janeiro
Mapa interativo desenvolvido como complemento ao Perspectivas do Gás no Rio 2025–2026. O mapa busca trazer uma visualização dos principais ativos e infraestruturas que compõem o mercado de gás natural no estado.