Pular para o conteúdo principal
Inteligência Competitiva
Estudos de temáticas com recortes econômicos conjunturais e estruturais
Panorama dos Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF)

Panorama dos Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF)


A descarbonização é um desafio global com maior complexidade para aqueles setores considerados como de difícil abatimento de carbono. É o caso do setor aeroviário. Dados do Fórum Econômico Mundial apontam que, em 2023, a aviação foi responsável por aproximadamente 2,5% das emissões globais de gás carbônico - CO2. Enquanto o mundo continua a crescer, e assim deve seguir o aumento da demanda por combustíveis de aviação, já existem metas globais e individuais em muitos países para redução de emissões de gases de efeito estufa no transporte aéreo.


Neste cenário, o SAF1 surge como uma das principais alternativas para mitigar as emissões desse setor. Com capacidade de proporcionar uma integração para uma aviação menos carbono-intensiva, tais biocombustíveis não comprometem o desempenho das aeronaves já existentes e não demandam modificações relevantes na infraestrutura de abastecimento nos aeroportos. O Brasil, com sua experiência na produção de biocombustíveis e a alta disponibilidade de matérias-primas renováveis, possui um grande potencial para assumir a liderança desse mercado de SAF e contribuir também nessa frente para uma economia global de baixo carbono.


Para melhor entendimento do mercado, esta nota técnica foi estruturada em diferentes seções e conta com um apêndice único sobre as principais rotas tecnológicas para obtenção dos combustíveis sustentáveis de aviação. Inicialmente, apresentamos um olhar sobre o mercado de combustíveis de aviação no mundo e no Brasil. Na sequência, ilustramos dados mundiais de SAF, incluindo quais são as principais empresas já estabelecidas, como está a regulamentação internacional e a participação do Brasil, além da projeção de consumo de SAF no país. Por fim, destacamos os principais projetos nacionais mapeados, em especial, aqueles localizados no estado do Rio de Janeiro.


Confira alguns outros estudos relacionados a Inteligência Competitiva

Transição Energética na Indústria
Jornada Firjan pela Integração Energética na Indústria
Em 2024, a publicação Transição e Integração Energética no Rio consolidou a visão da Firjan para o futuro das energias no Rio de Janeiro. Em sua segunda edição, agora intitulada Jornada Firjan pela Transição Energética na Indústria, a instituição reforça a importância da indústria como protagonista da transição energética, impulsionando inovação, investimentos e novas oportunidades de negócio.
ICEI outubro 2025
Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense - Outubro 2025
ICEI-RJ cresce, mas empresários completam 10 meses com falta de confiança
Mapeamento dos Recicláveis
Mapeamento dos Recicláveis Pós-Consumo no Estado do Rio de Janeiro
Análise da trajetória dos resíduos pós-consumo no Estado do Rio de Janeiro, com gráficos, mapas e insights que colaboram com o tomador de decisão para o fortalecimento do encadeamento produtivo da reciclagem.